Fechar
25/11/2022
Notícias | Institucional

Volkswagen Caminhões e Ônibus investe em instituições de esportes para crianças e adolescentes com deficiência

aqui

A VWCO está construindo um legado no investimento em projetos sociais, apoiando projetos com importantes propósitos para a sociedade. Como é o caso do Remo Meu Rumo, instituto que possibilita a inclusão de crianças e adolescentes com deficiências físicas, intelectuais e sensoriais, por meio do remo e canoagem adaptada.

Com a prática de esportes, o projeto promove a reabilitação dos alunos, com mudanças físicas, emocionais e sociais, deslocando o foco da deficiência e ampliando as possibilidades de reabilitação ortopédica. Além disso, os 156 alunos participantes do projeto, têm a oportunidade de vivenciar os valores do esporte e ter experiências que influenciam diretamente no desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes.

“Ter o patrocínio e apoio da VWCO viabiliza mantermos as ações do projeto. Nosso trabalho de inclusão e reabilitação com pessoas com deficiência, proporciona conferindo ao aluno, sua família e a comunidade, uma oportunidade de acesso a saúde, habilitação/reabilitação física, e ganhos sociais, emocionais e pessoais através da vivência e valores do esporte, além da promoção de conhecimento científico agregado”, explica Ricardo Macéa, diretor executivo e fundador do Instituto Remo Meu Rumo.

Desenvolvimento socioemocional através da natação

E neste ano, a VWCO também iniciou seu apoio ao projeto Nado Sincronizado para Todos, do Instituto Inspiração Paradesportiva (Inspara). O projeto ajuda a desenvolver a autoestima e o sentimento de pertencimento de pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva e/ou visual, a partir dos 10 anos.

“O Inspara é um local de acolhimento e oportunidade para todos aqueles que ainda são invisíveis para a sociedade. Conseguir oferecer tamanha estrutura para que cada aluno se desenvolva na sua melhor capacidade, é uma grande alegria e um desejo de anos sendo realizado! Essa conquista envolve muita dedicação e só é possível porque temos o apoio e a confiança da VWCO naquilo que fazemos!”, destaca Camila Brandão Lazzarini, gerente do Instituto.  

Por meio das aulas de nado artístico adaptado e da participação em exibições públicas, seminários, simpósios e vivências, os alunos podem vivenciar trocas entre pessoas com e sem deficiência, colaborando para uma sociedade mais inclusiva e diversa.

“Ficamos muito felizes em poder apoiar e fazer parte de dois projetos com propósitos tão importantes. Ajudar no desenvolvimento de pessoas com deficiência, também é ajudar a desenvolver uma sociedade cada vez mais inclusiva”, comenta Marco Saltini, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Os projetos sociais e educacionais apoiados pela VWCO também contam com o apoio técnico da Fundação Grupo Volkswagen, que desde 2021 contribui para uma maior integração entre as empresas do Grupo Volkswagen, estabelecendo parcerias colaborativas e potencializando recursos (diretamente ou via incentivos fiscais) e seu impacto positivo na sociedade.

Imagens relacionadas