Fechar
08/03/2023
Notícias | Caminhões

Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia programas de desenvolvimento voltados a mulheres

aqui

Trabalhar a presença feminina no setor automotivo tem sido um esforço de muitas empresas e algumas conquistas já podem ser celebradas. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, por exemplo, estabeleceu ações sólidas, como programas de desenvolvimento, retenção e atratividade de talentos, para promover o crescimento contínuo de mulheres na organização e proporcionar a oportunidade de ocuparem posições de liderança. A empresa também avançou com a promoção da sua primeira vice-presidente, Livia Simões, que é também a mais jovem integrante do Board da VWCO.

“Ainda temos um longo caminho para percorrer, mas já estamos colhendo importantes frutos de nossas ações e investimentos. A VWCO acredita em um ambiente mais diverso, impactando positivamente nos nossos resultados. Abrimos as portas para talentos femininos, que até então não viam o setor automotivo como uma opção interessante no mercado de trabalho. Espero ser um espelho para outras mulheres que também desejam ocupar cargos de liderança”, comenta Livia Simões, vice-presidente de Recursos Humanos da VWCO, que tem 28,3% de presença feminina no seu quadro de colaboradores.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus aumentou em 6 percentuais o número de executivas na montadora, em relação a 2018. O objetivo da marca é que esse número chegue a 30% até 2029.

Para atrair e reter talentos femininos, ações de desenvolvimento e benefícios foram ampliadas, com o objetivo de apoiar as mulheres no seu plano de carreira, entendendo o seu momento e considerando todas as barreiras e desafios existentes.

Como por exemplo, as ações do Grupo de Afinidade Generosidade, promovendo troca de experiências, treinamento e mentoria com o objetivo de inspirar as colaboradoras da empresa a alcançarem seus objetivos profissionais e pessoais. Em adição, ações de RH como extensão de home-office para as recém-mães, após seu período de licença maternidade, aumento e simplificação do auxílio-creche e a criação do programa Bebê em Foco, com o objetivo de oferecer todo suporte necessário para os envolvidos na gravidez da colaboradora ou do futuro pai da VWCO.

Essas conquistas foram possíveis com uma transformação cultural e comportamental na empresa, através de ferramentas de gestão, fóruns de discussões sobre diversidade e inclusão. Também contribuiu a criação do grupo de afinidade exclusivo para discutir temas referentes a gênero.

Imagens relacionadas