Fechar
20/03/2024
Notícias | Ônibus

Futuro ônibus elétrico Volkswagen chega a Curitiba

aqui

Após o anúncio do início de sua produção no segundo semestre deste ano, um protótipo do ônibus elétrico e-Volksbus, desenvolvido pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, chega a Curitiba (PR) para a sua segunda aparição pública, participando do evento Smart City. O encontro promovido até o dia 22 de março pela iCities, empresa brasileira pioneira em cidades inteligentes, em parceria com a Fira Barcelona, ??instituição internacional referência em encontros globais, reúne 65 expositores na capital paranaense, e discute soluções para criar um futuro mais sustentável para as cidades e os seus cidadãos.

“Curitiba é referência internacional em planejamento urbano e modelo em transporte público. Participarmos de um evento com discussões tão essenciais e em uma cidade que coloca o ônibus como prioridade para a circulação urbana é muito importante e rico para conquistarmos soluções cada vez mais eficientes para as cidades brasileiras”, comenta Jorge Carrer, diretor de Vendas de Ônibus da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Semana passada, o protótipo da VWCO foi o principal destaque do fórum “RJ Eletromobilidade - Nova Matriz Energética e o Futuro do Transportes Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”, organizado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram). Além de exposição estática, o veículo fez uma rodagem de demonstração com convidados a bordo.

Sobre o e-Volksbus

O e-Volksbus iniciou seus primeiros testes em maio do ano passado em linha com as tendências que despontam no cenário automotivo para o transporte de passageiros. Tal como no Rio de Janeiro, o protótipo exibido em Curitiba tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.

Além disso, vem com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo, e o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia do veículo. Outro diferencial é que tem proteção contra inundação, adequando o produto às realidades de operação Brasil. Também estará equipado com sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e a suspensão pneumática integral.

Ainda na fase protótipo, o modelo utiliza a solução exclusiva de arquitetura modular para construção de veículos elétricos, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros. A configuração foi concebida pela Engenharia Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil, que agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus Volkswagen. A configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal,  módulo central e módulo traseiro.

Imagens relacionadas