Fechar
13/07/2021
Notícias | Caminhões

Conforto e segurança operacional

aqui

O e-Delivery vem equipado com suspensão pneumática para maior conforto e segurança operacional. O desenvolvimento da suspensão é completamente novo, pensado especificamente para sua aplicação. Conta com quatro bolsões no eixo trativo. O modelo de 14 toneladas acrescenta dois no auxiliar, que o motorista também pode suspender quando o implemento estiver vazio, reduzindo o desgaste de pneus e a resistência ao rolamento, tornando o veículo ainda mais eficiente.

A suspensão vem com um sistema de gerenciamento eletrônico que controla toda sua operação e permite uma série de soluções inteligentes. Há a leitura de carga por eixo, o que facilita para que o operador consiga fazer a correta distribuição de carga. Também regula a altura a partir de teclas no painel, facilitando operações de carregamento do implemento. Durante a subida de rampas íngremes, o operador tem disponível a opção de elevar a carga no eixo de tração, aumentando a aderência com o solo e evitando que os pneus veículo escorreguem durante a subida.

Este gerenciamento eficiente acompanha ainda, de forma dinâmica, a altura dos bolsões, e aciona o sistema de ar apenas quando necessário, o que auxilia na redução do consumo de ar e consequentemente de energia.

O desenvolvimento desse projeto teve como foco principal otimizar o peso e a confiabilidade de cada componente, com trabalho intenso de simulações virtuais e cálculo estrutural. Isso envolveu também desenvolvimento de um chassi robusto para esse tipo de aplicação, bem como do novo conceito patenteado para instalação modular das baterias no veículo, reduzindo ao máximo os esforços no conjunto. Tudo para comportar o peso adicional das baterias ao mesmo tempo em que se mantém a capacidade de carga útil dos veículos.

 

Imagens relacionadas