Notícias - Caminhões

Conheça mais sobre os caminhões VW e MAN

Na frota da matriarca: caminhões VW Meteor são a escolha da Apolo Transportes, empresa fundada e comandada por mulheres

08 de Março de 2021

A década de 1960 marcou o movimento de emancipação feminina. E também a vida de Claudete Colombo Caveagna, então na faixa de 30 anos: ela decidiu deixar as três filhas pequenas em casa para trabalhar com o marido José Augusto Caveanha na transportadora que fundaram. “Ele precisava de alguém de confiança para cuidar dos pagamentos, mas vi que havia muito a organizar e tantos processos para padronizar, que resolvi ficar”, conta.

 A Apolo Transportes, que recebeu esse nome em homenagem ao voo espacial tripulado que fez o primeiro pouso na lua, em 1969, decolou sob o comando de Claudete. “As pessoas estranhavam encontrar uma mulher chefiando o escritório. Mas nunca liguei: sempre fui firme e fiz as coisas do jeito certo. É preciso se posicionar, sem medo. É assim que a gente vence nos negócios e na vida”, conta a matriarca e empresária.

 Aos 85 anos, Claudete construiu um legado de liderança feminina em sua empresa. Viúva nos anos 1990, preparou também as filhas para dirigir a Apolo com ela. E mesmo mais afastada nos negócios, é a sócia majoritária e fez questão de visitar a concessionária Gaplan, em Mogi Guaçu - SP, para receber os dez primeiros caminhões VW Meteor de sua frota, junto das filhas Maria Lucinda e das gêmeas Ana Claudia e Ana Silvia, que fecham o quadro de sócias da empresa.

 “Nem sempre foi fácil, nossos primeiros caminhões eram usados e financiados. Mas sobrevivemos aos momentos econômicos mais difíceis do país. Hoje é uma alegria ampliar a frota com novidades como essa”, conta.

 A compra dos dez extrapesados VW Meteor 28.460 faz parte da expansão da empresa, com investimento mesmo em época de crise. “É uma novidade interessante no mercado, com bom conteúdo nacional. Além disso, a concessionária Gaplan é pró-ativa, sentimos que estamos sempre próximos tanto aos profissionais de engenharia e pós-vendas da VW Caminhões e Ônibus quanto do Banco VW”, afirma Alexandre Lealdini, gerente da empresa e neto de Claudete.

 A entrega contou com treinamento técnico dos motoristas e atendimento sob medida. Não à toa, os veículos VW e MAN representam a maior fatia de uma mesma fabricante na frota da Apolo, com representantes dos modelos Constellation e TGX.

 A Apolo Transportes atua em três pilares: transporte de cargas perigosas, em tanques, além de silos e basculantes. A matriz fica em Mogi Guaçu (SP), e há duas filiais, uma em Ponta Grossa (PR) outra em Arcos (MG). Os veículos atuam em todo o Brasil, especialmente Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

 Legado familiar

 Alexandre Lealdini, neto de Claudete, é sobrinho de Ana Cláudia, diretora da Apolo. Ele chega com a missão de seguir com o legado, o que exige muita responsabilidade.

“Tenho exemplos de liderança feminina que prima pelos detalhes e pelo cuidado com os colaboradores, que são como nossos familiares. São os nossos motoristas que estão na estrada, cuidando do transporte com segurança e representando a empresa. Por isso temos campanhas internas de premiação, com foco principal na direção segura”.