Executivos

Conheça nossos porta-vozes
Antonio Roberto Cortes

Antonio Roberto Cortes

Presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus
Membro do Board do Grupo TRATON

Antonio Roberto Cortes tem uma longa história no segmento automotivo. Passando por departamentos financeiros em empresas multinacionais e bancos, iniciou sua carreira no segmento automotivo há 40 anos.

Nos últimos 20 anos, Cortes vem ocupando o cargo de presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, com responsabilidade mundial pela marca de mesmo nome e também pelos veículos comerciais MAN em toda a América Latina. O executivo é membro do Management Board dos Grupos MAN e Volkswagen Truck & Bus, agora chamado de TRATON, ambos sediados na Alemanha.

Cortes foi reconhecido como Personalidade do Ano Brasil-Alemanha, e ainda Personalidade do Ano da Indústria Automotiva por eleição direta em quatro diferentes ocasiões: duas pela editora Autodata e as demais pelos leitores de Automotive Business. São as premiações mais tradicionais do segmento no Brasil.



José Ricardo Alouche

José Ricardo Alouche

Vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas

José Ricardo Alouche é graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Paulista, pós-graduado em Marketing pela ESPM e tem MBA em Estratégia Corporativa de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Iniciou sua carreira profissional em 1986 e, dois anos depois, foi contratado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Marcos Vinicius Forgioni

Marcos Vinicius Forgioni

Vice-presidente de Vendas e Marketing – Internacional

Marcos Forgioni é graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de Mauá. Iniciou sua carreira profissional em 1984, na área de Comércio Internacional, trabalhando na Cotia Trading e nas empresas Fiat e Chrysler, onde fez parte dos respectivos Management Board. Em 2001, foi contratado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Adilson Dezoto

Adilson Dezoto

Vice-presidente de Produção e Logística

Adilson Dezoto é graduado em Engenharia Mecânica pela Unesp, pós-graduado em Administração e com especialização em Administração de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Dezoto está na VW Caminhões e Ônibus desde 1998, tendo ocupado diversas funções executivas.

Leandro Siqueira

Leandro Siqueira

Vice-presidente de Planejamento do Produto, Estratégia Corporativa & Digitalização

Com passagens pelas áreas de Engenharia e Qualidade da montadora, Leandro Siqueira é o mais jovem vice-presidente da empresa. É graduado e com mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e também especialista em Engenharia Automotiva pela Universidade de Michigan, nos EUA, e tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

Lineu Takayama

Lineu Takayama

Vice-presidente de Recursos Humanos

Lineu Takayama é graduado em Direito pela Universidade de Taubaté, com especialização em Recursos Humanos pela USP e em Administração pela FGV. Iniciou sua carreira profissional em 1980, na indústria automotiva na área de Recursos Humanos. Atuou na Ford Brasil, Autolatina (joint venture entre da VW e Ford) e na Volkswagen do Brasil até 2005 quando foi convidado para gerenciar as áreas de Administração de Pessoal, Segurança do Trabalho e Relações Trabalhistas & Sindicais da Volkswagen Caminhões & Ônibus. Em 2007 assumiu a Diretoria de Recursos Humanos da VW Caminhões e Ônibus.

Luiz Alvarez

Luiz Alvarez

Vice-presidente de Suprimentos

Luiz Alvarez é graduado em Engenharia Civil pela USP, com cursos de especialização no exterior na STC Kellog School of Management e na Ashridge Business School. Iniciou sua carreira em 1991 como trainee da Autolatina (joint venture entre a VW e Ford). Em 1995 foi promovido para cargo executivo da área de Suprimentos da VW Brasil. Nos anos de 1996 a 1999 foi expatriado para a Volkswagen na Alemanha e Argentina. No ano 2000 foi convidado para assumir a área de Compras Metálicos da Volkswagen Caminhões & Ônibus e em 2007 assumiu a Diretoria de Suprimentos da VW Caminhões e Ônibus.

Paulo M. Barbosa

Paulo M. Barbosa

Vice-presidente de Finanças, TI e Jurídico CFO da VW Caminhões e Ônibus

Paulo Marcos Barbosa é graduado em Tecnologia de Processos de Produção e pós-graduado em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul. Tem experiência de mais de 35 anos em multinacionais do setor automobilístico. Está na VW Caminhões e Ônibus desde 1999. Entre 2014 e 2016, assumiu a área financeira da operação mexicana.

Rodrigo Chaves

Rodrigo Chaves

Vice-Presidente de Engenharia e CTO

Sua longa trajetória na Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus o credencia ao cargo. Rodrigo Chaves é graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Engenharia Eletrônica e tem mestrado em Controle Eletrônico e Modelagem de Inteligência Artificial pela mesma instituição. Conta também com pós-graduações na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Insead e Harvard Business School.